A BENÇA ( BENDICIÓN)

Anuncios

~ por candombleargentina en 27 junio 2008.

2 comentarios to “A BENÇA ( BENDICIÓN)”

  1. Parece que si Sebastian, encontré este artículo que habla del documentario
    Axé
    Odeofa

    Gaúcho de Santiago, há cinco anos Puiati está morando no Rio de Janeiro, onde conheceu o Centro de Tradições Afro-Brasileiras (Cetrab), entidade beneficente de assistência sócio-cultural. Foi da convivência com as pessoas do centro que surgiu a idéia de fazer um filme sobre o relacionamento entre jovens e idosos no candomblé.

    “Ao ver o tratamento de respeito entre os mais velhos e os mais novos, percebi as surpresas que a vida nos reserva”, conta Puiati. “Em um mundo em que muitos dos costumes de tratamento entre pais e filhos e avós e netos já não são tão de respeito, fiquei admirado quando vi os mais novos pedirem a bença para as mães de santo. Lembrei da minha infância, pois eu tinha esse costume”.

    Foi num terreiro de candomblé da Baixada Fluminense que o diretor conheceu Mãe Enedina, de 90 anos, Mãe Maria, de 74 anos e Mãe Mimi, de 75 anos, as protagonistas do filme.“O que mais me impressionou foi a energia e disposição dessas senhoras. Mesmo com mais de setenta anos, elas têm uma vida ativa e feliz”.

    Outro ponto forte do documentário, acrescenta, é a idéia que as mães de santo têm do papel social dos jovens. “Elas vêem neles a continuidade de suas vidas e do seus conhecimentos”.

    Tarcísio ressalta a força e energia cultural do candomblé, enquanto lamenta o preconceito que ainda existe sobre essa religião. “Infelizmente, o candomblé está muito longe de ser entendido e respeitado”.

  2. Un día revisando mi espacio de Orkut, encontre el video de Abença, del cual me enamore automáticamente. Me gustaría saber si es el trailer, (por decirlo de alguna manera) de la película. Sebastián.

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s

 
A %d blogueros les gusta esto: